Coleções Zoológicas MPEG - on line

        As coleções zoológicas do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) tiveram início em 1895, com a nomeação do naturalista Emílio Goeldi para a direção do então Museu Paraense de História Natural e Etnografia, fundado em 1871. Para iniciar as coleções e ampliar os estudos de animais amazônicos, Goeldi inaugurou um programa de expedições de coleta de material zoológico na Amazônia oriental, além de atrair para o MPEG alguns dos principais naturalistas europeus da época. Após mais de um século de atividade, as coleções do MPEG diversificaram-se e modernizaram-se, acumulando uma quantidade enorme de informações acerca da biodiversidade amazônica e adquirido uma extraordinária dimensão histórica, como agentes e testemunho do processo de geração do conhecimento zoológico.
        Os holótipos e parátipos, coletivamente chamados material-tipo, são os espécimes utilizados nas descrições originais das espécies e se constituem na principal referência para o reconhecimento da identidade das mesmas. Estes são os espécimes biológicos com maior valor científico, pois são os que agregam a informação nomenclatural na qual se baseia a taxonomia dos animais. Coleções que detém material-tipo são consideradas coleções históricas e se tornam referéncia obrigatória em trabalhos de revisão sistemática.
        A contribuição dos acervos zoológicos do Museu como fonte de conhecimento taxonômico e biogeográfico da Amazônia é imensa e pode ser avaliada pela representatividade geográfica das peças e pela quantidade de material-tipo incorporada aos acervos. Este material demonstra não apenas a importância científica das coleções do Museu, mas também o grau de utilização destas coleções por parte da comunidade científica e acadêmica.
        Nesta página são disponibilizadas fotografias de espécimes-tipo e outros espécimes representativos das coleções zoológicas do MPEG, facilitando a consulta da comunidade científica a estes acervos históricos e possibilitando ao publico em geral uma visão inédita da riqueza dos mesmos.