Discussão sobre protocolos de Invertebrados

Discussão sobre protocolos de Invertebrados

Mensagempor Marlucia Martins » 19 Nov 2012, 11:58

Precisamos resolver uma nova organização para os protocolos de invertebrados. Temos vários problemas para resolver. você quer participar da discussão?
Marlúcia B. Martins
Coordenadora da Rede PPBio Amazônia Oriental
Coordenação de Zoologia
MPEG
Marlucia Martins
Coordenadores do PPBio
Coordenadores do PPBio

Nome completo: Marlucia Bonifacio Martins
Instituição: Museu Parense Emílio Goeldi

Re: Discussão sobre protocolos de Invertebrados

Mensagempor Leandro Juen » 19 Nov 2012, 16:51

Oi Marlúcia, quero sim. Até já troquei algumas ideias com o Cleverson, sobre algumas coisas que podem ser adicionadas no protocolo.
Leandro Juen

Nome completo: Leandro Juen
Instituição: Universidade Federal do Pará

Mensagempor Alexandre Jordão » 21 Nov 2012, 09:23

Estou na área. Sim, os protocolos de invertebrados devem ser revistos. Nosso grupo de Coleoptera ainda está precisando de uma revisão, mesmo tendo sido renomeado e algumas revisões feitas, Protocolo 1. Mas agora poderemos rever com cuidado.
Alexandre Jordão

Nome completo: Alexandre Luis Jordao
Instituição: IEPA-Instituto Pesqui Cient Tecnol Estado do Amapá

Mensagempor Evandson Silva » 22 Nov 2012, 08:36

Olá Marlucia, bom dia! Bom dia aos demais colegas também!
Acho muito oportuna essa discussão sobre os protocolos de invertebrados. O grupo de polinizadores precisa de uma revisão para que tenhamos melhores resultados. Na semana que vem estaremos em Cuiabá para a reunião nos dias 27 e 28, na UFMT. Estou à disposição para colaborar.
Evandson Silva

Nome completo: Evandson Jose dos Anjos Silva
Instituição: UNEMAT

Mensagempor Marlisson Feitosa » 24 Nov 2012, 10:32

bom dia Marlucia, eu gostaria de participar da discussão para revisão dos protocolos de invertebrados, ao meu ver a algumas estrategias de coleta que devem ser reavaliadas e otimizadas. ate breve
Marlisson Feitosa

Nome completo: Marlisson Augusto Costa Feitosa
Instituição: Universidade Federal do Oeste do Pará

Mensagempor Marlucia Martins » 25 Nov 2012, 01:11

prezados,
Obrigada a todos que aderiram ao forum. Sei que todos tem muitas angustias sobre o assunto, mas gostaria de comecar esclarecendo um pouco qual foi a ideia quando iniciamos com os protocolos de invertebrados. Temos consciencia que como o grupo e extremamente diverso em habitos e habitats difilmente um unico metodo sera eficiente para a captura da maioria dos grupos e por outro lado quase nunca um metodo captura somente o grupo alvo. Entao a ideia do protocolo e agrupar da melhor forma possivel, conjuntos de grupos taxonomicos que possam ser amostrados com suficiencia npara garantir a comparatividade bentre areas e entre grupos.Nao pretendemos nos protocolos realizar inventarios taxonomicos completos para nenhum dos grupos (seria por demais pretencioso)e nem tao pouco cobrir todo o habitas e habitos mesmo que seja de um so grupo. O que pretendemos entao? Eu poderia dizer que e obter meios de realizar compor um panorama minimo sobre a diversidade de alguns grupos de invertebrados. Quais? Os que forem possiveis de realizar, em funcao de nossa vontade , capacidade tecnica e humana.Precisamos inserir os invertebrados na tematica da biodiversidade. Temos que fazer isso com propriedade, rompendo os preconceitos (muito dificil de coletar, muito dificil identificar, diversos de mais , muitos representantes unicos, etc). A ideia dos protocolos e aumentar nossa eficiencia na deteccao de alguns grupos, com metodos padronizados que permitam medir esforco amostral. Isso e o mais importante para colocar os invertebrados na tematica da biodiversidade. Um segundo ponto e calibrar a amostragem para nao ser excessiva em termos de numero de individuos ou especies, para que o tempo de resposta (producao de resultados) nao ultrapasse os tempos de resposta exigido para os projetos. Ainda precisamos otimizar as atividades de campo, treinado equipes para um conjunto de metodos que nos permitam capturar varios grupos alvo. Ou seja todos de um mesmo protocolo deveriam ser capazes de coletar com todos os metodos presentes no protocolo e assim fornecer material para todos os grupos taxonomicos alvo do protocolo. Por fim os metodos escolhidos precisam ser o menos dependetees possivel do coletor, para que equipes distintas , em locais diferentes, possam obter amostras comparaveis. Acho que sao estes os primeiros desafios. Deixo a palavra com voces. Seria bom identificarmos outros colegas para participarem da discussao e expressarem suas opinioes.
Marlúcia B. Martins
Coordenação de Zoologia
MPEG
Marlucia Martins
Coordenadores do PPBio
Coordenadores do PPBio

Mensagempor Marlucia Martins » 25 Nov 2012, 01:17

Quem desejar incluir mais alguem na discussao por favor mande pra mim o nome e o e-mail da pessoa que eu realizo o convite.leiam tambem as instrucoes para quando voces mesmos desejarem criar algum topico de discussao. Usem o Forum!
Marlúcia B. Martins
Coordenação de Zoologia
MPEG
Marlucia Martins
Coordenadores do PPBio
Coordenadores do PPBio

Mensagempor Cleverson Santos » 26 Nov 2012, 15:08

Prezados, somente agora estou voltando as atividades. Contem comigo no que for necessário, no caso do Protocolo de Invertebrados Aquáticos serão realizadas diversas mudanças que em breve colocaremos em discussão. Saudaçoes, Cleverson.
Cleverson Santos

Nome completo: Cleverson Rannieri Meira dos Santos
Instituição: Museu Paraense Emílio Goeldi

Mensagempor Carlos Flechtmann » 28 Nov 2012, 07:50

Prezados

Sou Carlos Flechtmann, da UNESP (Ilha Solteira/SP), e trabalho com Scolytinae/Platypodinae (Curculionidae), antigas famílias Scolytidae e Platypodidae, e também com os vulgos "rola-bostas" (Scarabaeidae Scarabaeinae). Sou novo aqui, e fui incluído graças aos convites e esforços do Alexandre Jordão e Marlúcia Martins. Adoraria poder participar da discussão sobre os protocolos, e coloco-me aqui já à disposição para examinar material nos grupos indicados, eventualmente coletados por colegas em suas regiões de trabalho. Obrigado, abraços, Carlos
Grupos de Interesse: Scolytinae/Platypodinae (Curculionidae), Bostrichidae, Scarabaeidae "rola-bostas"
Carlos Flechtmann

Nome completo: Carlos Alberto Hector Flechtmann
Instituição: FEIS/UNESP (Ilha Solteira/SP)

Mensagempor Marlucia Martins » 18 Jan 2013, 12:10

Prezados,

Retornando das ferias, vamos dar continuidade as nossas discussoes sobre os protocolos de invertebrados?
aguardo o posicionamento de todos. quem mais deveremos convidar para esta discussao?
marlucia
mar
Marlúcia B. Martins
Coordenação de Zoologia
MPEG
Marlucia Martins
Coordenadores do PPBio
Coordenadores do PPBio

Voltar para Discussão Geral