logo-mcti

logoempauta

logo-museu

     

 
 

Povos Indígenas no Brasil: história e documentação

Avalie este item
(0 votos)

Agência Museu Goeldi – No dia 19 de abril como parte da programação da Semana dos Povos Indígenas acontece no Museu Goeldi, quatro oficinas que abordarão temas sobre documentação de línguas indígenas e arte em cerâmica.

Às 14 horas acontece a primeira oficina intitulada "Não perca seu latim, nem seu Tupi: história, herança e prática da língua geral brasileira" a ser ministrada pelo pesquisador do Museu Goeldi Antônio Maria de Souza Santos, da Coordenação de Ciências Humanas (CCH). A oficina conta também com a participação da professora Ionete da Silva Gama, conhecida como dona Onete,compositora e intérprete de suas obras dedicadas à cultura regional. Nascida em Cachoeira do Arari na ilha de Marajó. Autora e incentivadora da cultura local, desde cedo organizou cordões de pássaros em seu município e hoje aos 71 anos vem ganhando projeção na mídia nacional. O evento acontece no Espaço Raízes.

Em seguida no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, "Documentação de língua e cultura indígena" será apresentada pelo Lingüista da CCH, Denny Moore, juntamente com Rosileide Costa, também do Museu Paraense.

À tarde de oficinas continua com "A antropologia de Curt Nimuendaju e os indígenas da Amazônia" com Isabel Rodrigues Blaskovsky do Programa de Pós-Graduação em Ciências Social da UFPA. Naturalizado brasileiro, o alemão Curt Nimuendaju Unkel, foi o primeiro curador da coleção etnográfica do Museu Paraense Emílio Goeldi. No período de 1920/1921 e 1939/1940 exerceu a função de chefe do Setor de Etnologia, Arqueologia e Antropologia. A oficina tem por objetivo divulgar a produção cientifica sobre as populações indígenas amazônicas e será ministrada por Isabel Rodrigues Blaskovsky, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFPA, na sala de reunião da diretoria do MPEG.

Finalizando as oficinas, Ingrid Teixeira Lima e Josivana de Castro Rodrigues, pedagogas, apresentam "Criando formas com argila: a arte dos Tapajós e Marajoaras". Está oficina acontece no prédio da Biblioteca Clara Galvão, Parque Zoobotânico do Goeldi.

Serviço

As oficinas acontecem dia 19 de abril, de 14 às 17 horas no Museu Paraense Emílio Goeldi, Parque Zoobotânico, Av. Magalhães Barata, 376. A programação da Semana dos Povos Indígenas segue com mesas redondas e mostras de filmes etnográficos. As inscrições podem ser feitas  no Parque Zoobotânico, Museu Paraense Emílio Goeldi, Av. Magalhães Barata, 376, sala do Nuvop – Nucleo de Visitas Orientadas, por e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e ainda por telefone 3182-3249/ 8141-1682 (Ana Claudia) e 8267-9276 (Helena Quadros).

Texto: Denilton Resque

Ler 987 vezes Última modificação em Quarta, 11 Abril 2012 15:06
 
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Publicação da Assessoria de Comunicação Social do Museu Paraense Emílio Goeldi.
Fale conosco: comunicacao@museu-goeldi.br ou pelo (91) 3219-3312

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados ao Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)                   

Administração